Visitantes não somem eles perdem o interesse

E se pudéssemos controlar as pessoas? - YfrendsSeu blog tem mais de um ano? Se sim, quantos comentários da mesma pessoa você tem em seu blog? Se não, tente colocar essa pergunta no tempo de existência de seu blog e perceba como é difícil fazer com que o leitor se sinta parte do seu blog ao ponto de visitar regularmente o seu blog ou site.

Se você tem um site então o feedback chega provavelmente por meio de e-mail (o famoso link contato do site) e independente da forma, o que podemos notar na blogosfera é um crescimento de blogueiros novatos e menos blogueiros antigos.

O QUE ACONTECE COM OS BLOGS MAIS ANTIGOS?

Dos blogs que eu costumo acompanhar pela web, posso dizer que eles preferem não comentar diretamente nos blogs amigos ou parceiros ou que são legais, mas preferem algo discreto como um e-mail, um formulário, mensagem direta no Facebook /Twitter ou ainda, preferem ser direto e reto publicamente com 140 caracteres (Twitter mesmo).

Quantas vezes você já viu comentários assinados por Brogui, Não Salvo ou ainda pelo Interney? Se você respondeu ‘nenhuma’ você não está só. Mas isso não significa que estes antigos e ‘mestres’ blogueiros nunca comentaram, nunca erraram uma postagem ou não foram como nós.

Tenho a teoria de que com o passar do tempo e as tarefas árduas de ser convidados para muitos eventos além de ‘se convidarem’ estes acabam por trocar o tempo livre lendo novos artigos por algumas tweetadas ou network off-line (fora da web). Isso faz com que a relação deles com o público seja mais simples e direta como em mensagens no Twitter e na Fan Page.

O QUE FAZ UM VISITANTE PERDER O INTERESSE?

Pergunta difícil. Talvez a mais óbvia seja o ‘seu blog’. Difícil de acreditar não é, mas as vezes é verdade. Quando escrevemos um texto, muitas vezes colocamos nele uma boa parte de quem somos e parte da nossa experiência de vida (e cultura também) e isso nem sempre agrada a todos. Como em conversa de negociante ‘consumidor insatisfeito gera pelo menos mais três insatisfeito por influencia-los’ e consumidor feliz é o contrário (retém a informação legal por pensar que é só dele aquele pequeno ouro).

O legal é que atualmente com muita internet na nossa vida e uma carência de informação, necessitamos falar ainda mais bem daquilo que é bom e necessitamos ainda de falar mal daquilo que nos foi ruim e por isso muito blog ainda tem chance.

Outra causa que pode levar o desinteresse de um visitante é o ‘vício prematuro’ ou seja, aquele que a criança começa a ser jovem e ganha um computador, mas por não ter a mente tão nivelada quanto a de um jovem ou adulto, os pais acabam por limitar drasticamente o uso do computador e aquele visitante tão legal, cheio de ideias inovadoras acaba sendo um filho que outrora acessava a internet e teve algum problema pessoal que o fez parar de navegar pela internet.

Há ainda outros ‘modelos’ de perca de visitantes. De momento o que é importante saber é que devemos saber os recursos tecnológicos que temos, saber que um comentário se faz de forma honesta e espontânea e que quando você cativa o leitor por meio das palavras ele pode demorar um pouco, mas ele volta, mesmo que nos últimos 10 minutos da lan house ou casa dos parentes, mas ele volta.

Notaram algo diferente no texto? Ele foi feito pelo mais novo membro da equipe do Yfrends, o Rafael Faria que atualmente edita o Arruma Blog e o Blog do Rafa. A partir de hoje ele faz parte da equipe e vai postar textos semanalmente falando sobre ‘auto-ajuda’ e blogosfera.

Foto: Flickr

Anúncios

About Leandro

Um Blogueiro de 15 anos , que tenta ser reconhecido na blogosfera .. tenho vários sonhos mais o que eu mais alimento é de um blog de sucesso ! , siga o Yfrends no Twitter : @Yfrends_blog

Posted on Maio 17, 2012, in Auto-ajuda, Blogosfera, Dicas para blogs. Bookmark the permalink. 8 comentários.

  1. Isso é visível mesmo, ainda quando não podemos atualizar constantemente por pouco tempo disponível também complica…
    http://oderalon.net/palimpsesto/

  2. esse negocio do interesse do leitor as vezes chega a ser um saco, por que pelo menos eu sempre fico pensando em uma maneira de inovar o meu site, e isso dar muito trabalho.

  3. Olá Kgeo,
    Trabalho dá mesmo , mais fazer o quê né! , temos que fazer o melhor de nóis .
    Abraços!

  4. Bom, quando eu comecei com meu blog a 3 anos atrás, aprendi muita coisa sozinha fuçando, até pq a gente não nasce sabendo de tudo… quando comecei a receber os primeiros comentários, passei a responde-los e com o tempo fui fazendo muitas amizades na blogosfera… e a minha decepção foi ver q os grandes blogueiros q eu tanto admirava nunca visitavam meu blog, nunca respondiam meus comentários, muito menos pelo twitter… mas com o tempo a gente acaba vendo q a correria de lidar com o dia-a-dia da vida real, aliada ao virtual, principalmente daqueles q tem o blog como renda sabe que é dificil responder a todos… sei disso pq às vezes recebo muitos e-mails de seguidores pedindo pra tirar duvidas, pedindo ajuda no e-mail, face, twitter e muitas vezes não dou conta de responder a tudo e olha q meu blog não é top… mas me lembro q no começo de tudo isso sempre me chamavam de blogueira prestrativa por responder comentários rsrsrsrsrs

    De 3 anos pra cá, muita coisa mudou e renovou, tenho novos leitores e os antigos, poucos reconheço, são fiéis e vira e mexe comentam nos posts… dá trabalho envolver os leitores com postagens cada vez mais interessantes e interativas, mas vale a pena e muito!

    bjksssssssssssss

    • Olá Amiga ,
      Na verdade , para que seus leitores fiquem no seu blog , você tem que dar a eles o que eles querem ( Conteúdo de qualidade) , e isso você tem de sobra …

  5. Muito interessante tanto ler isso quando os comentários das pessoas que partilharam sua história!
    No entanto, cada um tem um blog por um interesse.
    Abraços e obrigado!

Deixa seu comentário no YF!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: