Como está seu marketing?

FOTO: Menino de gravata, será um futuro sucesso?O tamanho de nosso sucesso está relacionado com a nossa imagem pessoal. Mas veja bem, existe dois tipos de marketing para um blogueiro, você conhece? Convido você a entender melhor quais são os dois tipos e a verificar como você está lidando com esse marketing, afinal seu blog é uma marca e uma marca representa muita coisa.

Este artigo foi escrito por Rafael Faria.

Ter um blog hoje é sinônimo de ‘marca’ e manter essa marca é bem complexo. Tive a oportunidade de ver pelo Twitter e pela web o crescimento repentino do antigo site de humor Saturados que, por meio de replicações de conteúdo e outras coisas que não sei, acabou por sair do ar bem depois que a MTV firmou parceria com ele. Imagina você ter o link do seu blog non maior portal de música do Brasil e da América? Pois é, eu posso dizer que ele desperdiçou essa oportunidade por algo que não acompanhei.

Posso dizer que ele era mais um jovem destes que tem 14 anos e ainda está estudando. A vantagem dele é que passava muito tempo na web e reuniu um grande público e eu acredito que o estudo e algumas ameaças o fizeram deletar repentinamente o blog… ainda hoje grandes portais (de humor ou não) permanecem com o link para o site, mas sempre da página de erro 404.

O QUE A HISTÓRIA TEM A VER COM O TÍTULO?

Existe dois tipos de marketing: Pessoal e Comercial onde o comercial é o marketing da sua marca, empresa ou projeto e o pessoal é de você fisicamente. Você acha que o dono do Saturados teve tempo ou pensou em algum plano para levar o blog adiante? Como diz o Homem Aranha (e outras tantas pessoas) ‘Com grandes poderes, vem grandes responsabilidades’ e o marketing envolve estratégia, envolve campanhas e tempo. O blog em questão já tinha o primeiro passo que é conquistar um nome (ou marca) de sucesso, faltava agora um plano para que a marca não seja ‘jogada no lixo’…

Recomendo que antes de querer seguir os passos de blogueiros (amigos ou não) em crescimento, considere alguns itens:

QUALIFIQUE-SE CONSTANTEMENTE
Ter vontade não significa que vá acontecer no futuro ou que tudo dará certo. Qualificação constante vai te ajudar a identificar se seu foco (blogar profissionalmente) é realmente o que quer da vida. Neste meio tempo você vai passar por experiências boas e ruins e terá que escolher entre continuar ou não. Haverá a possibilidade de mudar de foco e isso fará toda a diferença.

INVISTA EM UM CURRICULUM
Como você vai divulgar sua marca ou você mesmo se não tem o que mostrar? Fazer marketing é juntar argumentos concretos que te torna aquilo que você mostra de forma planejada ao público. Investir em qualificação (item anterior) para você e seu blog vai te possibilitar mais tarde a montar um belo ‘Curriculum’ e isso certamente seja usado na sua campanha de marketing, com as palavras e apelos visuais corretos.

VALORIZE SUA PESSOA
Há blogs que usa o dono ou a dona como base tudo. Não há uma equipe, não há uma ‘terceira pessoa’ falando, apenas ele mesmo. Nestes casos se valorizar é a melhor coisa possível. Se valorizar não é cobrar caro por algum serviço ou querer só parceiros com mais de 500 visitantes diários e sim ter um perfil correto na internet e perante os leitores. Isso indica que passar o dia reclamando das coisas ou criando intrigas não é o mais correto, afinal, quantas marcas reais você vê falando mal da vida ou pior ainda, dela mesmas? A Coca-Cola é um bom exemplo disso.

VALORIZE SUA MARCA
Se você usa seu blog como uma marca (no meu caso o Arruma Blog é o blog e eu sou o dono. Ele é meu, mas isso não indica que eu falo coisas sobre mim nele, logo eu não me uso efetivamente dentro do blog) já deve ter notado que as pessoas sentem falta de um nome para conversar, por exemplo quem está escrevendo este texto agora (Rafael ou Leandro? Acertou quem falou Rafa rsrs).  Se você escreve o artigo e seu blog não é sobre você mesmo, então apenas mostre quem está escrevendo para indicar ao leitor que você escreve SOBRE o assunto do seu blog e passe a valorizar a marca do seu blog como um blog. Veja como outros blogs mais acessados se comportam na internet e não confunda seu blog (marca) com sua imagem pessoal. Para estes fins, crie um perfil somente seu e outro com o nome do blog exclusivamente.

PLANEJE O SUCESSO
Se você montou um curriculum e encontrou sua real vocação, então é hora de planejar o seu sucesso. Claro que isso já pode ser pensado por você desde já, mas com muita cautela.  Listo aqui alguns subpontos para auto-conhecimento, eles tem que ficar bem claro na sua vida:

  • Quais são os seus pontos fortes? Estes deve ser melhorados.
  • Quais são os pontos fracos? Estes não deve existir mais, então elimine-os.
  • Quais seus objetivos e em qual parte você está agora?
  • Você tem um cronograma de ações? Estabeleça um para suas metas e quais ações para alcançá-las.
  • Defina suas metas

ADMINISTRANDO O SUCESSO

“A pior coisa do sucesso é que você tem que continuar sendo um sucesso” – Irving Berlin

Nada no mundo é tão simples como tomar água, se isso realmente for simples, então ser um sucesso não é fácil. Cuidado com exposição demasiada, cuidado com suas palavras e modo de agir e não faça tudo gratuitamente. Vale lembrar que humildade é um dom raro e largar suas origens causará em todos uma revolta muito grande, mas isso não quer dizer que você não tem que mudar seus hábitos, mas mude-os aos poucos. Lembre-se de quem te ajudou, inclusive do YF e de mim (Rafa), lembre-se que assim como você, outras centenas de pessoas tentam traçar o mesmo caminho ou tem o mesmo objetivo e o mais importante ignore os incomodados pois sempre haverá pessoas tentando ir contra você, sua marca ou ambos.

OBS: Usei o blog Saturados pois eu realmente vi isso. As informações aqui descritas sobre ele é baseada na forma como eu vi e acompanhei as coisas, e isso não quer dizer que foi exatamente assim que aconteceu.
Anúncios

About Leandro

Um Blogueiro de 15 anos , que tenta ser reconhecido na blogosfera .. tenho vários sonhos mais o que eu mais alimento é de um blog de sucesso ! , siga o Yfrends no Twitter : @Yfrends_blog

Posted on Maio 29, 2012, in adolecentes, Auto-ajuda, Blogosfera, CATEGORIAS, Dicas para blogs, Pessoal and tagged , . Bookmark the permalink. 6 comentários.

  1. Muito bacana as dicas, levarei para mim e não apenas para usar em quesito blog mas também no quesito vida. Fica a dica.

  2. Olá Leandro.

    Muito bom seu artigo e todas as suas dicas.
    Também acho muito importante investimos em nós mesmos, para que ocorra de sugir novas oportunidades não só para nós, mas também para nossos blogs em geral.

    Abraços!

  3. Hi,Watch This FREE Video How To Build Over 100,000 backlinks and drove over 500,000 targeted visitors from free traffic source to your sites http://rankbuilder2.net/ Get Google Top Spot Now

Deixa seu comentário no YF!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: